Docentes responsáveis: Prof. Dr. Fabiano de Oliveira Bringel (PPGG/UEPA); Profa. Ma. Milena Santos (DFCS/UEPA)

 Turmas envolvidas: 6º Sem. Licenciatura em Geografia; Turma 2019 Mestrado – PPGG/UEPA

 Temos a plena convicção de que a geografia se faz ao andar. Assim como o caminho se faz ao andar, a geografia se faz ao ir “amassando barro”. Entre os dias 27 e dia 31 de janeiro de 2020 discentes da graduação e do mestrado se lançaram ao Projeto de Trabalho de Campo chamado No Rastro do Programa Grande Carajás.  Nestes dias observamos as dinâmicas do Programa Grande Carajás e as contradições e resistências que se processam neste território. Sejam através do Povo Assuruni, com uma visita na Aldeia Trokará, sejam pela memória viva da luta pela terra, Manu (fundador da CPT na região), sejam pelos assentamentos rurais do MST em Marabá. Também observamos e analisamos as minas da Vale, na Serra de Carajás, e o mosaico de Unidades de Conservação, chamado de Cinturão Verde. Sem a contribuição de Jorge Furtado e Isaías (motoristas da Cotrans/UEPA), Administração Superior da UEPA, Fabio Pessoa, Wagner Urbano, Izabel Rodrigues Lopes Filha, Gisela e Alisson (ICMbio) esse projeto não se consolidaria. Como falava o Mao Tsé Tung, no contexto da guerra camponesa na China, "sem trabalho de campo ninguém tem direito de falar nada!".

Visita ao Campus Rural do IFPA no Assentamento 26 de Março. Área de plantação de Castanha e Seringa.

 

Palestra com Professor Fábio Pessoa (Faculdade de História da Unifesspa) e Manu (agente da CPT) sobre a luta possseira na Região de Marabá.

Visita a Floresta Nacional de Carajás – FLONACA, observação do lugar onde se observou as primeiras incidências de Ferro em Carajás. Área de transição para o Cerrado/Savana.

Flor de Carajás. Espécie endêmica da Serra de Carajás. Hoje ameaçada pela expansão da mineração.

Mina de exploração de Ferro em Carajás.

Leitura da Paisagem em Carajás.

Visita a Vila de Permanente de Carajás – Company Town da Eletronorte em Tucuruí. Antiga maria fumaça da Estrada de Ferro do Tocantins. Usada para o escoamento da Castanha do Pará.